Comemoração do Dia da Mulher

Comemoração do Dia da Mulher

Em comemoração ao dia 08 de março, “Dia da mulher”, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde MESC, realizou um mutirão para a realização de exame preventivo (Papanicolau) às mulheres da área abrangência, com o objetivo de rastrear o câncer do colo do útero e estimular intenção ao “autocuidado”.

A equipe preparou o local e disponibilizou uma agenda exclusiva para as mulheres, ofertando no período da tarde as referidas coletas, e também exame clínico das mamas, solicitação de mamografia na faixa etária de rastreamento.

Com carinho, a Unidade de Saúde preparou um brinde composto de um informativo referente aos temas sobre a saúde da mulher, um chocolate e um ímã de geladeira, confeccionado pelas agentes comunitárias de saúde.

Esta iniciativa é uma oportunidade que visa beneficiar aquelas mulheres que possuem uma agenda um tanto apertada e com isso não conseguem realizar o exame durante a semana, e ainda, demonstrar a importância de ser orientação para que se evite através do exame Citopatológico a presença de câncer, inclusive alterações das células que possam se transformar em câncer posteriormente.

Dessa forma, haverá a chance de se realizar um tratamento com medicação adequada para evitar o aparecimento e desenvolvimento da célula cancerígena. É por isso que este exame é também conhecido como “Preventivo”.

A “PREFEITURA ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARABENIZA TODAS AS MULHERES PELO SEU DIA.”