Município
A História
Dados Gerais
Fotos Antigas
Fotos Atuais
Nossa Cultura
Símbolos Municipais
Ver Mapa/Como chegar
Administração
Prefeito
Vice-prefeito
Setores
Administração
Assessoria Jurídica
Assistência Judiciária
Assistência Social
Chefia de Gabinete
Compras e Licitações
Controle Interno
Convênios
Educação e Cultura
Engenharia e Planejamento Urbano
Fazenda
Jurídico
Planejamento e Execução Contábil
Saúde
Serviço Militar
SIAT/IMA /CTPS
Transportes
Serviços
Fale Conosco
Telefones Úteis
Imprensa
Contato
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Notícias
Publicações
Contratos
Leis
Licitações
Portal da Transparência
Prestando Contas 2014
Prestando Contas 2015
Prestando Contas 2016
Prestando Contas 2017
Prestando Contas -Prestação de Contas Anual - TCMG-2014
Prestando Contas- Prestação de Contas Anual - TCMG-2015
Prestando Contas- Prestação de Contas Anual-TCEMG- 2016
Processos Seletivos Abertos
Processos Seletivos Concluídos

 

 

  A História

DADOS HISTÓRICOS DE DIVISA NOVA

Em 13 de julho de 1859, o Capitão Silvério Luiz de Figueiredo e sua esposa Rita de Cássia de Jesus, Manoel Joaquim de Figueiredo e sua esposa Bernardina Maria da Trindade, venderam por um conto de réis (moeda da época) uma área de 40 alqueires localizada no lugar denominado “Divisa”, na Fazenda Santo Antônio do Pinhal, a diversos moradores do local. Eram eles: Capitão Antônio da Silva Freire, Joaquim José de Figueiredo, Francisco José de Melo e outros, que formavam a “Sociedade Criadora da Povoação Nossa Senhora da Conceição da Divisa”.

Os vendedores também doaram parte do dinheiro para a formação deste patrimônio. A dita sociedade então doou a área para construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição e formação do povoado, inicialmente denominado ‘Conceição da Boa Vista”, em homenagem à santa de devoção dos moradores e ao belo aspecto do lugar.

Em 11 de março de 1870, Conceição da Boa Vista foi elevada à categoria de Freguesia Forânea de Cabo Verde, sendo logo depois desmembrada para pertencer ao município de Alfenas. Através da Lei Provincial nº 1.651, de 14 de setembro de 1870, confirmada pela Lei Estadual nº 02, de 14 de setembro de 1891, o povoado foi elevado à categoria de Distrito e recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista.

Já no ano de 1911 e também nos quadros de apuração do Censo Geral de 1º de setembro de 1920, o Distrito de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista, com a denominação simplificada para Conceição da Boa Vista, voltou a fazer parte do município de Cabo Verde.

Através da Lei nº 843, de 7 de setembro de 1923, o distrito passou a se chamar Divisa Nova, isso em razão das terras cedidas para construção da primeira capela que deu origem à formação do povoado. Esta se situava na divisa de duas grandes fazendas, uma das quais denominada Fazenda da Divisa.

Com o Decreto-Lei 148, de 17 de dezembro de 1938, o Distrito foi elevado à categoria de município, mantendo-se o nome de Divisa Nova. Também ficou mantido o Foro da Comarca de Cabo Verde.

Desde o início da formação do povoado os habitantes acostumaram a referirem-se como moradores da “Divisa”, o que possivelmente colaborou para a não popularização dos outros nomes.



 

Compartilhar

 
Prefeitura Municipal de Divisa Nova
Praça Presidente Vargas, 01 - Centro
Divisa Nova-MG - CEP: 37134-000
Telefone: (35) 3286-1200
email: sac@divisanova.mg.gov.br
www.divisanova.mg.gov.br
   
   
 
     
 
   
  Versão 2.0