EPTV na Escola: alunos visitam emissora com transporte cedido pela Prefeitura

0
Professora, representante de pais e os alunos com os apresentadores da EPTV

Dez alunos do 9º ano da Escola Estadual Secretário Tristão da Cunha visitaram no dia 1º de setembro os estúdios da EPTV/Sul de Minas, em Varginha, como parte do projeto de redação promovido pela emissora. Para a viagem o grupo, que contou com a presença de uma professora e de representante de pais, teve o transporte em van cedido pela Prefeitura de Divisa Nova. 

“Como construir o mundo que queremos?” foi o tema do concurso de redação. De acordo com o regulamento do Projeto, um dos objetivos é “propiciar aos alunos (…) uma reflexão importante para ser debatida em sala de aula que possa levar o jovem a perceber e pensar seu papel como um possível agente social transformador, não apenas identificando os problemas a nossa volta, mas também enxergando a possibilidade de agir em prol da construção de uma sociedade mais evoluída em todos os aspectos e, portanto, um mundo melhor para todos.” 

Dentro do projeto, os alunos das turmas de 9º ano realizaram as redações sob orientação da professora de Língua Portuguesa. Em seguida, foram selecionados os 10 melhores textos, cujos autores participaram da visita aos estúdios da EPTV. No local, tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção de um telejornal. 

Os autores dos textos escolhidos são: Aléxia Victória Brito Machado, Maria Eduarda Justino Viana, Maria Eugênia Giaccon, Otávio Augusto Martins Alves, Rebeca Kelly Silva dos Santos, Thalia Vilela Machado, Tayná Vitória da Silva, Thomas de Figueiredo Marinho, Ulysses Bastos Alvarenga e Valquíria Bárbara Xavier Annunciação. 

No dia da visita, os alunos foram acompanhados pela representante dos pais, Cristina Helena de Figueiredo Marinho e pela professora Juliana Aparecida Santana. O grupo ainda assistiu a uma sessão de cinema, do filme “Guardiões da Galáxia”, presenteada pela emissora. 

Calendário 

Nesta quarta-feira (10), acontece a divulgação dos nomes dos 40 semifinalistas no site www.eptvnaescola.com.br  (clicar Sul de Minas). No próximo dia 17 a organização do concurso divulgará os 10 finalistas nas duas edições do Jornal da EPTV e no site do EPTV na Escola. 

E a partir de 18 de setembro começa a produção das reportagens, com base nas redações dos dez finalistas, nas respectivas cidades dos alunos. Entre 13 e 16 de outubro ocorre a exibição das reportagens dos estudantes na TV. 

No dia 16 de outubro acontece a solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos dez finalistas, à escola do aluno primeiro colocado e aos professores orientadores dos alunos finalistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here