Mutirão de orientação e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti

A prevenção é a única arma contra qualquer doença.

Na semana de 22 a 27 de Janeiro a Prefeitura em parceria coma Secretaria Municipal de Saúde realizou visitas em todos os domicílios para orientar a população em relação ao combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A equipe de Saúde distribuiu cerca de 2.500 informativos e através da participação de toda população foram coletados mais de 35 caminhões de materiais (entulho, plásticos, lixo).

Esta mobilização foi efetivada com o dia “D”, no sábado (27/01). Foram montados postos de informação- Ponto 01: Escola Prefeito José Silvestre Bastos; Ponto 02: Coreto Ponto; 03: ESF MESC. A ação contou com a participação da PM com blitz na entrada da cidade (rodovia Alfenas-Divisa Nova) a fim de esclarecer sobre as doenças transmitidas pelo mosquito como uma forma de prevenção.

O objetivo geral do evento foi resgatar a cultura do cuidado e buscar o fortalecimento de nossa cidade contra o mosquito Aedes aegypti. Tendo a função também de mobilizar e orientar a população sobre as doenças que o mosquito pode transmitir.

Vale ressaltar que o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti em nosso município tem sido constante por meio de várias ações conjuntas entre os setores da Prefeitura, visando reduzir em nossa população o número de casos notificados.

Assim, é muito importante a nossa participação de forma ativa no combate aos criadouros deste mosquito em casas, terrenos e demais locais, pois no ano passado foram encontradas e analisadas 872 larvas positivas do mosquito Aedes aegypti, o que é um número expressivo e que nos traz preocupação!