Promoção da Saúde Bucal e Prevenção da Cárie dentária no Município de Divisa Nova

Saúde Bucal

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu ação de promoção à saúde através das equipes de ESF e ESB MESC nos dias 27 e 28 de fevereiro, estas equipes realizaram orientação sobre saúde bucal aos alunos do CEELDA no bairro Curumin.

A Equipe de Saúde Bucal na estratégia Saúde da Família representa a possibilidade de criar um espaço de práticas e relações a serem construídas para a reorientação do processo de trabalho e para a própria atuação da saúde bucal no âmbito dos serviços de saúde. Dessa forma, o cuidado em saúde bucal passa a exigir a conformação de uma equipe de trabalho que se relacione com usuários e que participe da gestão dos serviços para dar resposta às demandas da população e ampliar o acesso às ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, por meio de medidas de caráter coletivo e mediante o estabelecimento de vínculo territorial.

O profissional cirurgião dentista, Sr. Remo Rabello Mesquita juntamente com as ACSs Tatyany Pereira Pedro, Ingrid Piva, Andrea Maria Alves de Brito, Edna Maria Quintino, e a Enfermeira Lidiane de Fátima Felipe Lourenço, proporcionaram às crianças uma série de informações sobre como escovar adequadamente os dentes, como manter a higiene bucal. Nesta ação ao todo participaram 74 crianças, sendo 34 no período da tarde e 40 no período da manhã. Segundo o dentista, a escovação dental supervisionada tem o objetivo de orientar e estimular os educandos, a incorporar hábitos de higiene bucal.

Ao final das atividades, foi apresentado um vídeo com informações de maneira lúdica para os menores, a fim de proporcionar maior entendimento das crianças. Logo em seguida, forneceu-se uma escova individual com kit para cada sala de aula contendo um creme e fio dental e ainda um informativo educativo/explicativo para cada criança. Logo em seguida, procederam a escovação prática por cada um com a supervisão da equipe envolvida nesta ação.

SAÚDE BUCAL, QUE SEJA UM HÁBITO!