Profissionais de saúde participam de curso de gerenciamento de resíduos

0
Profissionais dos setores público e privado participaram do curso na Câmara Municipal

Comerciantes, profissionais autônomos e servidores municipais participaram, na tarde de quarta-feira (26), do Curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, realizado na Câmara Municipal.

A finalidade do curso, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi o esclarecimento para os setores público e privado do Plano de Gerenciamento de Resíduos. As palestras foram ministradas pela Maria Bernadete Oliveira, da Diretoria Regional de Saúde de Alfenas, e Heloá Felipe, coordenadora comercial da Ecossul, empresa que desde 2009 é responsável pela coleta do lixo hospitalar da cidade.

Os participantes receberam orientações de como proceder, levando em conta a forma de manusear, classificar e embalar os resíduos. Segundo Heloá, parte do lixo produzido em clínicas veterinárias, consultórios médicos e odontológicos, salões de beleza e hotéis não pode ser recolhido pela coleta comum. “Animais mortos não devem ser enterrados nos quintais porque vai contaminar o solo. E tudo que entra em contato com o corpo humano também precisa de uma destinação específica”, comentou.

Ela também explicou como o resíduo é recolhido e transportado pela empresa, além de como é feita destruição dos materiais. Após o processo, que na maior parte dos casos é a incineração, as sobras são levados para aterros particulares. Ainda, os participantes ficaram sabendo da legislação sobre o tema. “As pessoas devem fazer (a coleta dos resíduos) por conta própria não por obrigação. É uma questão de conscientização, pois estes resíduos são muito perigosos”, avaliou.

A secretária Municipal de Saúde, Mirian Cristina de Figueiredo, lembrou que os resíduos de saúde passaram a ser coletados nos estabelecimentos particulares e públicos de Divisa em 2009. Anteriormente todo este material era recolhido pela coleta comum e levado para o aterro controlado do Município.

As pessoas presentes ao curso receberam um certificado de participação. (26/06/2013)

VEJA MAIS FOTOS