“Semana pela Saúde” envolve equipes de diversas áreas

Equipes das secretarias de Saúde e de Assistência Social com gestantes da Rede Cegonha

A Secretaria Municipal de Saúde de Divisa Nova, através da equipe de Saúde da Família, realizou a “Semana pela Saúde”. O objetivo principal foi a promoção dos trabalhos em diversas áreas e ainda fortalecer ações multidisciplinares e inter setoriais.

As atividades começaram no dia 20 de agosto, com um evento realizado pela equipe de Saúde da Família na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Acadêmicos do 6º ano de medicina da Unifenas promoveram palestra com tema “verminoses”. A enfermeira responsável Lidiane Felipe acompanhou todo o processo e interagiu com professores e alunos participantes. As crianças receberam várias orientações, por exemplo como lavar as mãos corretamente.

A tarde, houve no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) a atividade com o Grupo Operativo para Gestantes, em parceria entre as Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social.

O Projeto Rede Cegonha vem com objetivo de acompanhar e oferecer assistência humanizada a gestante. Desta forma implementou-se o grupo operativo a fim de que as mulheres recebam material informativo, orientação e ainda dados relacionados a gestação.

O Grupo Operativo para Gestantes e os profissionais envolvidos se reúnem na sede do CRAS, no Bairro Curumim, às terças-feiras a partir das 13h30. São discutidos assuntos como alterações emocionais na gestante, planejamento familiar, aleitamento materno, desenvolvimento motor e cognitivo da criança, teste do pezinho, vacinação, dentre outros.  

O projeto busca levar conhecimento e realizar trocas de experiências entre gestantes. As palestras são ministradas pela enfermeira Lidiane e pelo psicólogo do CRAS, Anderson Paulo. Também são convidados profissionais de outras áreas como fisioterapeutas, médicos e assistentes sociais.

Dentre as atividades as gestantes confeccionam artesanalmente caixas com trinta lembrancinhas que são entregues a elas nas proximidades da data do parto. Ainda fazem pintura de fraldas para o enxoval dos bebês.

Na manhã de 21 de agosto foi a vez do Grupo Operativo de Hipertensão e Diabetes. Pacientes foram convidados a participar para compartilhar informações e esclarecer dúvidas.

Dentre as ações desenvolvidas, as aferições dos parâmetros (P.A e Glicemia).

No período da tarde ocorreu a palestra, através do projeto de educação continuada, para o grupo da Terceira Idade, ministrada pelo médico da PSF local, José Alfredo Nascimento. Ele abordou temas como qualidade de vida, acompanhamento pela equipe e sua importância.

O evento contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Mirian Cristina de Figueiredo. “O momento é de suma relevância, uma vez que a população tem a oportunidade de conversar diretamente com o médico e de maneira informal”, declarou.

Já na manhã de 22 de agosto a equipe de agentes comunitários realizou o Programa Saúde, na Rádio Boa Vista FM, com temas inerentes a saúde da população e de interesse comunitário.

Durante a tarde aconteceu atividade com o Grupo Flor, que se reúne com objetivo de realizar trabalhos manuais, como bordado e pintura, com pessoas envolvidas com psicotrópicos. Este grupo é acompanhado também pelo psicólogo Anderson Paulo.

VEJA MAIS FOTOS